30 de ago. de 2014

QR CODE

Olá!

O QUE SÃO QR CODES?!


São códigos de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, um link e/ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site.
Esse tipo de codificação permite que possam ser armazenada uma quantidade significativa de caracteres.
Inicialmente criado pela empresa japonesa Denso-Wave em 1994 para identificar peças na indústria automobilística, desde 2003 é usado para adicionar dados a telefones celulares através da câmera fotográfica. Os “QR Codes” estão sendo usados em muitas revistas, campanhas publicitárias e até em games, como o Homefront para divulgação de mensagens e dicas do jogo.



Para saber mais, visite: 

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/05/entenda-o-que-sao-os-qr-codes-codigos-lidos-pelos-celulares.html


Atenção acadêmicos do 2º período do Curso de Pedagogia das FIP!
 Baixem para os seus celulares QR CODE READ e descubra o que há codificado na imagem acima.

Abraços e até a próxima quinta-feira.

13 de ago. de 2014

Brincar na Matemática: contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon

Olá, meus amores!


Estava desenvolvendo uma pesquisa hoje pela manhã e deparei-me com uma produção de Flávia Roldan Viana e Francisco Edisom Eugenio de Sousa sobre "VAMOS BRINCAR? AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON PARA O USO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA" publicado nos Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática – ISSN 2178-034X que aconteceu em Curitiba – Paraná no período de 18 a 21 de julho de 2013.

Resumo 

Discussões acerca da importância do brincar para o desenvolvimento infantil tem ocupado espaço considerável no âmbito dos debates acadêmicos e neles estão presentes as discussões teóricas trazidas por Piaget, Vigotsky e Wallon. O objetivo do trabalho é trazer uma discussão acerca das contribuições teóricas desses autores para o uso dos jogos no ensino da Matemática. Ao considerar esse recurso como desencadeador de aprendizagem, pelo qual a criança poderá construir o seu próprio conhecimento, buscou-se um diálogo entre os teóricos estudados e a prática de sala de aula. Trata-se de uma pesquisa teórica de cunho bibliográfico. Pudemos concluir com a pesquisa que a inserção dos jogos nos espaços escolares vem acontecendo de modo progressivo e isso exige de nós professores um estudo contínuo sobre as teorias que fundamentam a importância das brincadeiras e jogos na vida da criança e destes como uso pedagógico, o que não acontece de forma simples. 

Palavras Chave: Teorias da Aprendizagem; Jogos; Ensino de Matemática. 

Recomendo aos estudantes de Práticas da Matemática na Educação Infantil e a quem interessar a leitura. 

                                                               Felicidades e abreijos.

7 de ago. de 2014

Volta às Aulas...

Olá!!!

Estamos voltando às aulas de Educação, Linguagens e Tecnologias neste dia 07 de agosto e é com imensa satisfação que estarei nas Faculdades Integradas de Patos para damos início ao nosso processo de aprendizagem na certeza de que...


Assim, nosso semestre  será composto de leituras, discussões, debates, críticas, autocríticas, produções...

Sejamos felizes e aproveitemos com responsabilidade a oportunidade de frequentar um curso acadêmico, enquanto muitos estão excluídos.

Abreijos.