FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS
FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS
CURSO DE PEDAGOGIA
PLANO DE ENSINO
IDENTIFICAÇÃO:
CURSO: Pedagogia
DISCIPLINA: Educação, linguagens e Tecnologias
PROFESSORA: Maria de Fátima de Amorim
PERÍODO LETIVO: 2013
SEMESTRE: 1 TURMA: 2° CARGA HORÁRIA: 40 h/a
2. EMENTA:
Definição de Informática e de Multimídia. Apresentação de hipertexto/hipermídia. Componentes básicos e classificação de sistemas de informação educacionais. Hipertextos na Educação. Autoria plataformas para multimídia, ferramentas de desenvolvimento. Áudio, textos, imagens, gráficos, vídeos e animações. Conceito, estrutura e vantagens de hiperhistórias didático-metodológicas. Projeto e construção de ensino, linguagens e tecnologias para Educação.
3 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES GERAIS:
- Ler, interpretar e apresentar suas ideias
- Utilizar-se das tecnologias como recurso que possibilitam práticas pedagógicas inovadoras
- Usar as Tecnologias da Informação e da Comunicação com propriedade
- Apresentar propostas inovadoras de ensino e aprendizagem
- Formar redes colaborativas do conhecimento
4. OBJETIVOS GERAIS:
• Desenvolver competências e habilidades necessárias para utilização de novas tecnologias como ferramenta estratégica de promoção da aprendizagem.
• Construir uma visão geral sobre os conceitos básicos que fundamentam a aplicação da informática como ferramenta inovadora no ensino e na aprendizagem de conteúdos socialmente construídos.
. Planejar, construir e utilizar recursos que devem favorecer o processo de ensino e aprendizagem
5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I UNIDADE
• História da Informática
• Evolução do código WEB
• Sistema de Informações e inovação Tecnológica .
• Hardware e Software .
• TICs na educação no Brasil .
• Sistema de Informações Educacionais
• Informática e multimídia
II UNIDADE
• Hipertexto/hipermídia
• Hipertextos na Educação
• Áudio, textos, imagens, gráficos, vídeos e animações
• Conceito, estrutura e vantagens de hiperhistórias didático-metodológicas
• Projeto de ensino, linguagens e tecnologias para educação
- As redes Sociais a favor da aprendizagem
- Twitter para ensinar literatura
III UNIDADE
• Oficinas:
- Blog em Blogger
- Produção de vídeo com movie Maker
- Produção de hipertexto com Power Point
• A internet
- Jogos educativos
6. RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES (HORIZONTAL E VERTICAL):
Relação Interdisciplinar no semestre:
• História da Educação
• Filosofia da Educação
• Soci9ologia da Educação
Relação Interdisciplinar no curso:
• Língua Portuguesa
• Matemática
• História
• Antropologia Cultural
• Metodologia Científica
• Didática
• Planejamento e as Práticas do 4° Período
7. METODOLOGIA:
• Aula expositiva dialogada
• Desenvolvimento de Seminários
• Interações em ambientes colaborativos on-line
• Desenvolvimento de oficinas
• Realização de pesquisa nos site de busca para investigar os recursos tecnológicos disponibilizados para as atividades de ensino, a sua aplicação e contribuição pedagógica
8. SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação das atividades será efetuada de acordo com a legislação vigente e as normas estabelecidas pela IES. As atividades desenvolvidas se constituirão os instrumentos de avaliação, além de:
Presença efetiva nas aulas;
Comprometimento com realizações de leituras e fundamentação teórica pertinente ao componente curricular;;
Postura de investigação ao longo de todas as atividades desenvolvidas
Qualidade na produção escrita;
Sensibilidade e esforço para cumprir as tarefas solicitadas;
Qualidade da apresentação dos materiais;
A aprovação do aluno em Educação, Linguagens e Informática, dar-se-á mediante o cumprimento das atividades avaliativas e média final igual ou superior a 7,0 (sete)
9. BIBLIOGRAFIA:
9.1 BÁSICA
MORAES, Raquel de Almeida. Informática na educação. Rio de Janeiro : DP&A, 2005.
CARNEIRO, Raquel. Informática na educação: representações sociais do cotidiano. São Paulo : Cortez, 2002.
TEDESCO, Juan Carlos. Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo : Cortez, 2008.
9.2 COMPLEMENTAR
BABIN, P. and M-F. Kouloumdjian (1989) Os novos modos de compreender: a geração audiovisual e do computador. Edições Paulinas : São Paulo, 2010.
FANTIN, M; RIVOTELLA, P.C. Crianças na era digital: desafios da comunicação e da educação. In Revista Estudos Universitários. Sorocaba, v.36, n.1 jun. 2010 (pp89-104)
PRETTO, N. D. L. (1999). Politicas públicas educacionais: dos materiais didáticos as multimídeas. Reunião Anual da AANPED'99, Caxambu/MG, ANPEd.
Infância e Cibercultura: como educar a geração que já nasceu no mundo digital. Revista Pátio Educação infantil. Ano IX. Jul/Set 2011. Número 28.
ola vim conhecer seu blog,sou BU 2162 e te convido a visitar o meu.
ResponderExcluirhttp://fabiearts.blogspot.com.br/
bjs fabi
Vi seu Blog na lista de divulgação do Blog "Siga-me" e vim conhecer,já estou te seguindo, vem seguir o meu também!
ResponderExcluirSolange Mendonça
http://artebysol.blogspot.com.br/
Seu blog é cheio de informações maravilhosas, parabéns, amei muito!
bjim
Sou aluna do 4º Perido de Pedagogia - FIP e estou seguindo este blog
ResponderExcluiroi! sou aluna do 2° periodo de Pedagogia e estou seguindo o blog.
ResponderExcluir