15 de fev. de 2013

Plano de Ensino 2013.1

FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS 
FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS 
CURSO DE PEDAGOGIA 

PLANO DE ENSINO

IDENTIFICAÇÃO: 

CURSO: Pedagogia 
DISCIPLINA: Educação, linguagens e Tecnologias 
PROFESSORA: Maria de Fátima de Amorim
PERÍODO LETIVO: 2013
SEMESTRE: 1     TURMA: 2°     CARGA HORÁRIA: 40 h/a

  2. EMENTA

Definição de Informática e de Multimídia. Apresentação de hipertexto/hipermídia. Componentes básicos e classificação de sistemas de informação educacionais. Hipertextos na Educação. Autoria plataformas para multimídia, ferramentas de desenvolvimento. Áudio, textos, imagens, gráficos, vídeos e animações. Conceito, estrutura e vantagens de hiperhistórias didático-metodológicas. Projeto e construção de ensino, linguagens e tecnologias para Educação. 

 3 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES GERAIS

- Ler, interpretar e apresentar suas ideias 
- Utilizar-se das tecnologias como recurso que possibilitam práticas pedagógicas inovadoras 
- Usar as Tecnologias da Informação e da Comunicação com propriedade
- Apresentar propostas inovadoras de ensino e aprendizagem 
- Formar redes colaborativas do conhecimento 

 4. OBJETIVOS GERAIS: 

 • Desenvolver competências e habilidades necessárias para utilização de novas tecnologias como ferramenta estratégica de promoção da aprendizagem.
 • Construir uma visão geral sobre os conceitos básicos que fundamentam a aplicação da informática como ferramenta inovadora no ensino e na aprendizagem de conteúdos socialmente construídos. 
.  Planejar, construir e utilizar recursos que devem favorecer o processo de ensino e aprendizagem

 5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

 I UNIDADE 

• História da Informática
• Evolução do código WEB
• Sistema de Informações e inovação Tecnológica .
• Hardware e Software . 
• TICs na educação no Brasil . 
• Sistema de Informações Educacionais
• Informática e multimídia
  
 II UNIDADE 

• Hipertexto/hipermídia
• Hipertextos na Educação
• Áudio, textos, imagens, gráficos, vídeos e animações
• Conceito, estrutura e vantagens de hiperhistórias didático-metodológicas
• Projeto de ensino, linguagens e tecnologias para educação
  - As redes Sociais a favor da aprendizagem
  - Twitter para ensinar literatura

 III UNIDADE 

• Oficinas:
  - Blog em Blogger
  - Produção de vídeo com movie Maker
  - Produção de hipertexto com Power Point
• A internet 
- Jogos educativos 

 6. RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES (HORIZONTAL E VERTICAL): 

 Relação Interdisciplinar no semestre: 

• História da Educação
• Filosofia da Educação 
• Soci9ologia da Educação 

 Relação Interdisciplinar no curso: 

• Língua Portuguesa 
• Matemática 
• História 
• Antropologia Cultural 
• Metodologia Científica
• Didática
• Planejamento e as Práticas do 4° Período
 7. METODOLOGIA: 

• Aula expositiva dialogada 
• Desenvolvimento de Seminários
• Interações em ambientes colaborativos on-line 
• Desenvolvimento de oficinas
• Realização de pesquisa nos site de busca para investigar os recursos tecnológicos disponibilizados para as atividades de ensino, a sua aplicação e contribuição pedagógica 

 8. SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 

 A avaliação das atividades será efetuada de acordo com a legislação vigente e as normas estabelecidas pela IES. As atividades desenvolvidas se constituirão os instrumentos de avaliação, além de: 

 Presença efetiva nas aulas; 
 Comprometimento com realizações de leituras e fundamentação teórica pertinente ao componente curricular;; 
 Postura de investigação ao longo de todas as atividades desenvolvidas 
 Qualidade na produção escrita; 
 Sensibilidade e esforço para cumprir as tarefas solicitadas; 
 Qualidade da apresentação dos materiais;  

 A aprovação do aluno em Educação, Linguagens e Informática, dar-se-á mediante o cumprimento das atividades avaliativas e média final igual ou superior a 7,0 (sete) 

 9. BIBLIOGRAFIA: 

 9.1 BÁSICA 

MORAES, Raquel de Almeida. Informática na educação. Rio de Janeiro : DP&A, 2005.

CARNEIRO, Raquel. Informática na educação: representações sociais do cotidiano. São Paulo : Cortez, 2002.

TEDESCO, Juan Carlos. Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo : Cortez, 2008.

9.2 COMPLEMENTAR

BABIN, P. and M-F. Kouloumdjian (1989) Os novos modos de compreender: a geração audiovisual e do computador. Edições Paulinas : São Paulo, 2010.

FANTIN, M; RIVOTELLA, P.C. Crianças na era digitaldesafios da comunicação e da educação. In Revista Estudos Universitários. Sorocaba, v.36, n.1 jun. 2010 (pp89-104)

PRETTO, N. D. L. (1999). Politicas públicas educacionais: dos materiais didáticos as multimídeas. Reunião Anual da AANPED'99, Caxambu/MG, ANPEd.

Infância e Cibercultura: como educar a geração que já nasceu no mundo digital. Revista Pátio Educação infantil. Ano IX. Jul/Set 2011. Número 28.

4 comentários:

  1. ola vim conhecer seu blog,sou BU 2162 e te convido a visitar o meu.
    http://fabiearts.blogspot.com.br/
    bjs fabi

    ResponderExcluir
  2. Vi seu Blog na lista de divulgação do Blog "Siga-me" e vim conhecer,já estou te seguindo, vem seguir o meu também!
    Solange Mendonça
    http://artebysol.blogspot.com.br/

    Seu blog é cheio de informações maravilhosas, parabéns, amei muito!
    bjim

    ResponderExcluir
  3. Sou aluna do 4º Perido de Pedagogia - FIP e estou seguindo este blog

    ResponderExcluir
  4. oi! sou aluna do 2° periodo de Pedagogia e estou seguindo o blog.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI A SUA MARCA... COMENTE!!!