Plano de Ensino 2013.2
FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS
FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS
CURSO DE PEDAGOGIA
PLANO DE ENSINO
IDENTIFICAÇÃO:
CURSO: Pedagogia
DISCIPLINA: Educação, linguagens e Tecnologias
PROFESSORA: Maria de Fátima de Amorim
PERÍODO LETIVO: 2013
SEMESTRE: 2 TURMA: 2° CARGA HORÁRIA: 40 h/a
2. EMENTA:
Definição de Informática e de Multimídia. Apresentação de hipertexto/hipermídia. Componentes básicos e classificação de sistemas de informação educacionais. Hipertextos na Educação. Autoria plataformas para multimídia, ferramentas de desenvolvimento. Áudio, textos, imagens, gráficos, vídeos e animações. Conceito, estrutura e vantagens de hiperhistórias didático-metodológicas. Projeto e construção de ensino, linguagens e tecnologias para Educação.
3 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES GERAIS:
- Ler, interpretar e apresentar suas ideias
- Utilizar-se das tecnologias como recurso que possibilitam práticas pedagógicas inovadoras
- Usar as Tecnologias da Informação e da Comunicação com propriedade
- Apresentar propostas inovadoras de ensino e aprendizagem
- Formar redes colaborativas do conhecimento
4. OBJETIVOS GERAIS:
• Desenvolver competências e habilidades necessárias para utilização de novas tecnologias como ferramenta estratégica de promoção da aprendizagem.
• Construir uma visão geral sobre os conceitos básicos que fundamentam a aplicação da informática como ferramenta inovadora no ensino e na aprendizagem de conteúdos socialmente construídos.
. Planejar, construir e utilizar recursos que devem favorecer o processo de ensino e aprendizagem
5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I UNIDADE
• História da Informática
• Evolução do código WEB
• Sistema de Informações e inovação Tecnológica .
• Hardware e Software .
• TICs na educação no Brasil .
• Sistema de Informações Educacionais
• Informática e multimídia
II UNIDADE
• Hipertexto/hipermídia
• Hipertextos na Educação
• Áudio, textos, imagens, gráficos, vídeos e animações
• Conceito, estrutura e vantagens de hiperhistórias didático-metodológicas
• Projeto de ensino, linguagens e tecnologias para educação
- As redes Sociais a favor da aprendizagem
- Twitter para ensinar literatura
III UNIDADE
• Oficinas:
- Blog em Blogger
- Produção de vídeo com movie Maker
- Produção de hipertexto com Power Point
• A internet
- Jogos educativos
6. RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES (HORIZONTAL E VERTICAL):
Relação Interdisciplinar no semestre:
• História da Educação
• Filosofia da Educação
• Soci9ologia da Educação
Relação Interdisciplinar no curso:
• Língua Portuguesa
• Matemática
• História
• Antropologia Cultural
• Metodologia Científica
• Didática
• Planejamento e as Práticas do 4° Período
7. METODOLOGIA:
• Aula expositiva dialogada
• Desenvolvimento de Seminários
• Interações em ambientes colaborativos on-line
• Desenvolvimento de oficinas
• Realização de pesquisa nos site de busca para investigar os recursos tecnológicos disponibilizados para as atividades de ensino, a sua aplicação e contribuição pedagógica
8. SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação das atividades será efetuada de acordo com a legislação vigente e as normas estabelecidas pela IES. As atividades desenvolvidas se constituirão os instrumentos de avaliação, além de:
Presença efetiva nas aulas;
Comprometimento com realizações de leituras e fundamentação teórica pertinente ao componente curricular;;
Postura de investigação ao longo de todas as atividades desenvolvidas
Qualidade na produção escrita;
Sensibilidade e esforço para cumprir as tarefas solicitadas;
Qualidade da apresentação dos materiais;
A aprovação do aluno em Educação, Linguagens e Informática, dar-se-á mediante o cumprimento das atividades avaliativas e média final igual ou superior a 7,0 (sete)
9. BIBLIOGRAFIA:
9.1 BÁSICA
MORAES, Raquel de Almeida. Informática na educação. Rio de Janeiro : DP&A, 2005.
CARNEIRO, Raquel. Informática na educação: representações sociais do cotidiano. São Paulo : Cortez, 2002.
TEDESCO, Juan Carlos. Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo : Cortez, 2008.
9.2 COMPLEMENTAR
BABIN, P. and M-F. Kouloumdjian (1989) Os novos modos de compreender: a geração audiovisual e do computador. Edições Paulinas : São Paulo, 2010.
FANTIN, M; RIVOTELLA, P.C. Crianças na era digital: desafios da comunicação e da educação. In Revista Estudos Universitários. Sorocaba, v.36, n.1 jun. 2010 (pp89-104)
PRETTO, N. D. L. (1999). Politicas públicas educacionais: dos materiais didáticos as multimídeas. Reunião Anual da AANPED'99, Caxambu/MG, ANPEd.
Infância e Cibercultura: como educar a geração que já nasceu no mundo digital. Revista Pátio Educação infantil. Ano IX. Jul/Set 2011. Número 28.
• Aula expositiva dialogada
• Desenvolvimento de Seminários
• Interações em ambientes colaborativos on-line
• Desenvolvimento de oficinas
• Realização de pesquisa nos site de busca para investigar os recursos tecnológicos disponibilizados para as atividades de ensino, a sua aplicação e contribuição pedagógica
8. SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação das atividades será efetuada de acordo com a legislação vigente e as normas estabelecidas pela IES. As atividades desenvolvidas se constituirão os instrumentos de avaliação, além de:
Presença efetiva nas aulas;
Comprometimento com realizações de leituras e fundamentação teórica pertinente ao componente curricular;;
Postura de investigação ao longo de todas as atividades desenvolvidas
Qualidade na produção escrita;
Sensibilidade e esforço para cumprir as tarefas solicitadas;
Qualidade da apresentação dos materiais;
A aprovação do aluno em Educação, Linguagens e Informática, dar-se-á mediante o cumprimento das atividades avaliativas e média final igual ou superior a 7,0 (sete)
9. BIBLIOGRAFIA:
9.1 BÁSICA
MORAES, Raquel de Almeida. Informática na educação. Rio de Janeiro : DP&A, 2005.
CARNEIRO, Raquel. Informática na educação: representações sociais do cotidiano. São Paulo : Cortez, 2002.
TEDESCO, Juan Carlos. Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo : Cortez, 2008.
9.2 COMPLEMENTAR
BABIN, P. and M-F. Kouloumdjian (1989) Os novos modos de compreender: a geração audiovisual e do computador. Edições Paulinas : São Paulo, 2010.
FANTIN, M; RIVOTELLA, P.C. Crianças na era digital: desafios da comunicação e da educação. In Revista Estudos Universitários. Sorocaba, v.36, n.1 jun. 2010 (pp89-104)
PRETTO, N. D. L. (1999). Politicas públicas educacionais: dos materiais didáticos as multimídeas. Reunião Anual da AANPED'99, Caxambu/MG, ANPEd.
Infância e Cibercultura: como educar a geração que já nasceu no mundo digital. Revista Pátio Educação infantil. Ano IX. Jul/Set 2011. Número 28.
Com certeza, há sim coerência
ResponderExcluirPara mim está tudo ok assim, sei que todo esforço será válido posteriormente para o melhor aprendizado e assim consequentemente serei uma profissional melhor.
ResponderExcluirsim,existe uma total coerência entre os conteúdos a serem explorados durante a disciplina, pois o mundo moderno exige do profissional, atualização periódica para repassar aos alunos todas as informações necessárias para o processo de aprendizagem. xerâo!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluircom certeza esta tudo com coerência para a nossa informação na disciplina xero
ResponderExcluirEsta coerente e coeso.
ResponderExcluiresta sim coerente, texto bem elaborado mostrando total domínio do conteúdo que nos será repassado ao longo do semestre, será com certeza muito na nossa vida acadêmica e profissional.....ABREIJOS
ResponderExcluir(muito útil)erro de digitação
ResponderExcluirEncontrei muita coerência entre os textos apresentados, pois não nos apresenta qualquer dúvida sobre os conteúdos que será estudado por nós. São conteúdos bem específicos e dinâmicos, nos capacitará tanto no nosso mundo acadêmico quanto no nosso futuro como profissionais.
ResponderExcluirEstá bem coerente todo o conteúdo que será exposto e dinamizado ao decorrer desse período!!!
ResponderExcluirEstá tudo bem informado!!
coerência total pois tudo funciona como uma teia de aranha interligando pontos e fazendo pontes a cerca do que estamos vendo tudo atua em conjunto......
ResponderExcluirBom dia, Allana, Ana Karla, Iama dos Santos, Jullyanna Amorim, Joseane, Josivania, Silvania, Vagner e Kátia!!!! Obrigada, pelos comentários. Lembrem-se de imprimir o Plano de Ensino e levar na próxima quinta feira, 22.08.
ResponderExcluirAbreijos
Está coerente a EMENTA, OBJETIVOS E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO.
ResponderExcluirValeu, Rodolfo!
ExcluirObrigada!!!
Todo o conteúdo da ementa tem coerência,e está tudo nos conforme.
ResponderExcluirOk Janaína!
ExcluirObrigada!!!
Olá professora, concordo com todos os itens da ementa, com certeza os mesmos serão de grande valia nesse processo de ensino aprendizagem.
ResponderExcluirObrigada, Leila Fernandes!
Excluiro contéudo esta todo coerente ajudando na aprendizagem dos alunos
ResponderExcluirAcredito que todos os itens estão coerentes e com certeza nos beneficiaram no processo de aprendizagem acadêmica e profissional.
ResponderExcluirsim está totalmente coerente e de acordo com as normas.
ResponderExcluirO texto apresentado é de uma coerência impar, permitindo uma melhor absorção do conteúdo, fazendo que nos preparemos tanto na vida acadêmica quanto profissional.
ResponderExcluirObrigada, Helena, Jhenniffer, Cidcley e Wanaiza.
ExcluirAbraços
Estão coerente... e já da pra aprofundar o assunto em casa mesmo ^^
ResponderExcluirObrigada, Fernanda Beatriz!
ExcluirAbraços
está coerente,e certamente teremos bom êxito no decorrer do período espero superar minhas dificuldades.
ResponderExcluirum abraço.
mesmo com atrazo ,estou passando para barabenizar pelo plano de curso e a forma cujo o mesmo foi elaborado
ResponderExcluirObrigada, Iara oliveira e Francisca Paula!
ResponderExcluirAbraços!!!
Edna Ruana, Francisco Paulino, Francivaldo, Oliolanda e Vivian não comentaram.
Fiquemos com Deus.
concordo plenamente e sim a uma total coerência !!!!
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