Olá, meus amores!
Estava desenvolvendo uma pesquisa hoje pela manhã e deparei-me com uma produção de Flávia Roldan Viana e Francisco Edisom Eugenio de Sousa sobre "VAMOS BRINCAR? AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON PARA O USO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA" publicado nos Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática – ISSN 2178-034X que aconteceu em Curitiba – Paraná no período de 18 a 21 de julho de 2013.
Resumo
Discussões acerca da importância do brincar para o desenvolvimento infantil tem ocupado espaço considerável no âmbito dos debates acadêmicos e neles estão presentes as discussões teóricas trazidas por Piaget, Vigotsky e Wallon. O objetivo do trabalho é trazer uma discussão acerca das contribuições teóricas desses autores para o uso dos jogos no ensino da Matemática. Ao considerar esse recurso como desencadeador de aprendizagem, pelo qual a criança poderá construir o seu próprio conhecimento, buscou-se um diálogo entre os teóricos estudados e a prática de sala de aula. Trata-se de uma pesquisa teórica de cunho bibliográfico. Pudemos concluir com a pesquisa que a inserção dos jogos nos espaços escolares vem acontecendo de modo progressivo e isso exige de nós professores um estudo contínuo sobre as teorias que fundamentam a importância das brincadeiras e jogos na vida da criança e destes como uso pedagógico, o que não acontece de forma simples.
Palavras Chave: Teorias da Aprendizagem; Jogos; Ensino de Matemática.
Recomendo aos estudantes de Práticas da Matemática na Educação Infantil e a quem interessar a leitura.
Felicidades e abreijos.
Boa noite,
ResponderExcluirNão conseguimos acessar o link citado, teria algum outro que também dê acesso a esse conteúdo?
Att,
Thais