FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS
FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS
CURSO DE PEDAGOGIA
PLANO DE ENSINO
IDENTIFICAÇÃO:
CURSO: Pedagogia
DISCIPLINA: Educação, linguagens e Tecnologias
PROFESSORA: Maria de Fátima de Amorim
PERÍODO LETIVO: 2012
SEMESTRE: 2 TURMA: 2° CARGA HORÁRIA: 40 h/a
2. EMENTA:
Definição de Informática e de Multimídia. Apresentação de hipertexto/hipermídia. Componentes básicos e classificação de sistemas de informação educacionais. Hipertextos na Educação. Autoria plataformas para multimídia, ferramentas de desenvolvimento. Áudio, textos, imagens, gráficos, vídeos e animações. Conceito, estrutura e vantagens de hiperhistórias didático-metodológicas. Projeto e construção de ensino, linguagens e tecnologias para Educação.
3 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES GERAIS:
- Leitura, interpretação e apresentação de ideias
- Utilizar-se das tecnologias como recurso que possibilitam práticas pedagógicas inovadoras
- Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação
- Apresentação de propostas inovadoras de aprendizagem
- Formação de redes colaborativas do conhecimento
4. OBJETIVOS GERAIS:
• Desenvolver competências e habilidades necessárias para utilização de novas tecnologias como ferramenta estratégica de promoção da aprendizagem.
• Construir uma visão geral sobre os conceitos básicos que fundamentam a aplicação da informática como ferramenta inovadora no ensino e na aprendizagem de conteúdos socialmente construídos.
5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I UNIDADE
. História da Informática
. Evolução do código WEB
. Sistema de Informações e inovação Tecnológica .
. Hardware e Software .
. TICs na educação no Brasil .
. Tecnologias e Tecnologias Educacionais .
. A Informática Aplicada a educação
II UNIDADE
• Linguagem Tecnológica: falando a mesma língua dos alunos
• Uso pedagógico do telefone Móvel
• Como usar as Redes Sociais a favor da aprendizagem
• Twitter para ensinar literatura
• Oficinas:
- Blog com Blogger
- Produção de vídeo com Movie Maker
- Produção de hipertexto com PowerPoint
- Produzindo e publicando no you tube
III UNIDADE
• O melhor do computador
• A internet
- Jogos educativos
- Pesquisas
6. RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES (HORIZONTAL E VERTICAL):
Relação Interdisciplinar no semestre:
• História da Educação
• Filosofia da Educação
• Soci9ologia da Educação
Relação Interdisciplinar no curso:
• Metodologia da Pesquisa
• Língua Portuguesa
• Matemática
• História
• Antropologia Cultural
• Metodologia Científica
7. METODOLOGIA:
• Aula expositiva dialogada
• Desenvolvimento de Seminários
• Interações em ambientes colaborativos on-line
• Desenvolvimento de oficinas
• Realização de pesquisa nos site de busca para investigar os recursos tecnológicos disponibilizados para as atividades de ensino, a sua aplicação e contribuição pedagógica
8. SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação das atividades será efetuada de acordo com a legislação vigente e as normas estabelecidas pela IES. As atividades desenvolvidas se constituirão os instrumentos de avaliação, além de:
Presença efetiva nas aulas;
Comprometimento com realizações de leituras e fundamentação teórica pertinente ao componente curricular;;
Postura de investigação ao longo de todas as atividades desenvolvidas
Qualidade na produção escrita;
Auto-avaliação coletiva e individual;
Sensibilidade e esforço para cumprir as tarefas solicitadas;
Qualidade da apresentação dos materiais;
A aprovação do aluno em Educação, Linguagens e Informática, dar-se-á mediante o cumprimento das atividades avaliativas e média final igual ou superior a 7,0 (sete)
9. BIBLIOGRAFIA:
9.1 BÁSICA
MORAES, Raquel de Almeida. Informática na educação. Rio de Janeiro : DP&A, 2005.
CARNEIRO, Raquel. Informática na educação: representações sociais do cotidiano. São Paulo : Cortez, 2002.
TEDESCO, Juan Carlos. Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo : Cortez, 2008.
9.2 COMPLEMENTAR
BABIN, P. and M-F. Kouloumdjian (1989) Os novos modos de compreender: a geração audiovisual e do computador. Edições Paulinas : São Paulo, 2010.
FANTIN, M; RIVOTELLA, P.C. Crianças na era digital: desafios da comunicação e da educação. In Revista Estudos Universitários. Sorocaba, v.36, n.1 jun. 2010 (pp89-104)
PRETTO, N. D. L. (1999). Politicas públicas educacionais: dos materiais didáticos as multimídeas. Reunião Anual da AANPED'99, Caxambu/MG, ANPEd.
Infância e Cibercultura: como educar a geração que já nasceu no mundo digital. Revista Pátio Educação infantil. Ano IX. Jul/Set 2011. Número 28.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI A SUA MARCA... COMENTE!!!