O Brasil precisa melhorar
a competência dos professores em utilizar as tecnologias de comunicação e
informação na educação. A forma como o sistema educacional incorpora as TICs
afeta diretamente a diminuição da exclusão digital existente no país.
Vários pontos devem ser levados em conta quando se
procura responder a questões como: Como as TICs podem ser utilizadas para
acelerar o desenvolvimento em direção à meta de "educação para todos e ao
longo da vida"? Como elas podem propiciar melhor equilíbrio entre
ampla cobertura e excelência na educação? Como elas podem contribuir para
reconciliar universalidade e especificidade local do conhecimento? Como
pode a educação preparar os indivíduos e a sociedade de forma a que eles
dominem as tecnologias que permeiam crescentemente todos os setores da vida e
possam tirar proveito delas?
· Primeiro, as TICs são
apenas uma parte de um contínuo desenvolvimento de tecnologias, a começar pelo giz e os livros, todos podendo apoiar e enriquecer a aprendizagem.
apenas uma parte de um contínuo desenvolvimento de tecnologias, a começar pelo giz e os livros, todos podendo apoiar e enriquecer a aprendizagem.
· Segundo, as TICs, como qualquer ferramenta, devem
ser usadas e adaptadas para servir a fins educacionais.
· Terceiro, várias questões éticas e legais, como as
vinculadas à propriedade do conhecimento, ao crescente tratamento da educação
como uma mercadoria, à globalização da educação face à diversidade cultural,
interferem no amplo uso das TICs na educação.
Na busca de soluções a essas questões, a UNESCO
coopera com o governo brasileiro na promoção de ações de disseminação de TICs
nas escolas com o objetivo de melhorar a qualidade do processo
ensino-aprendizagem, entendendo que o letramento digital é uma decorrência
natural da utilização frequente dessas tecnologias. O Ministério
da Educação tem a meta de universalizar os laboratórios de
informática em todas as escolas públicas até 2010, incluindo as rurais. A
UNESCO também coopera com o Programa TV Escola, para explorar a
convergência das mídias digitais na ampliação da interatividade dos conteúdos
televisivos utilizados no ensino presencial e a distância.
A UNESCO no Brasil conta com a permanente parceria
das Cátedras UNESCO em Educação a Distância em várias universidades
brasileiras, que utilizam as TICs para promover a democratização do acesso ao
conhecimento no país.
Em 4 de agosto de 2009, a UNESCO no Brasil e seus parceiros lançaram no país o projeto internacional “Padrões de Competência em TICs para Professores”, por meio das versões em português das brochuras sobre a proposta do projeto. O projeto tem o objetivo de fornecer diretrizes sobre como melhorar as capacidades dos professores nas práticas de ensino por meio de TICs. Autoridades, especialistas e tomadores de decisão analisam a viabilidade da implementação das diretrizes deste projeto adaptadas à realidade brasileira.
Em 4 de agosto de 2009, a UNESCO no Brasil e seus parceiros lançaram no país o projeto internacional “Padrões de Competência em TICs para Professores”, por meio das versões em português das brochuras sobre a proposta do projeto. O projeto tem o objetivo de fornecer diretrizes sobre como melhorar as capacidades dos professores nas práticas de ensino por meio de TICs. Autoridades, especialistas e tomadores de decisão analisam a viabilidade da implementação das diretrizes deste projeto adaptadas à realidade brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI A SUA MARCA... COMENTE!!!