10 de mar. de 2013

Breve História da Chita

MEUS AMORES,

VI TANTAS PEÇAS MARAVILHOSAS FEITAS COM CHITA NA PÁGINA DE INTERAÇÃO-RESTRITA DAS BLOGUEIRAS UNIDAS QUE DESPERTOU-ME O INTERESSE EM CONHECER MAIS SOBRE A CHITA...

DIVIDO COM VOCÊS...

O QUE É CHITA?


Chita é um tecido de algodão com estampas de cores fortes, geralmente florais, e tramas simples. As estamparia é feita sobre o tecido conhecido como morim


Uma estampa característica de chita sobre outro suporte que não seja morim não é chita.



As características principais são: cores primárias e secundárias em massas chapadas que cobrem totalmente a trama, tons vivos, grafite delineando os desenhos, e a predominância de uma cor. As cores intensas servem, não só para embelezar o tecido, mas também para disfarçar suas irregularidades, como eventuais aberturas e imperfeições.


O nome chita vem do sânscrito chintz, surgiu na Índia medieval e conquistou europeus, antes de se popularizar no Brasil.



Chintz era originariamente um tecido estampado produzido na Índia de 1600 a 1800 e bastante popular como roupa de cama e para patchwork. Por volta de 1600, mercadores portugueses e holandeses levaram a chintz para a Europa. 


Esses tecidos eram ainda extremamente caros e raros. Por volta de 1680 mais de 1 milhão de peças de chintz eram importadas para a Inglaterra por ano, e uma quantidade similar seguia para a França e Holanda.

Os produtores europeus fizeram várias tentativas de imitação dos padrões de chintz, sendo um dos resultados mais conhecidos a estampa francesa toile de Jouy


E NO BRASIL?!

A chita veio para o Brasil com os europeus a partir de 1800. O tecido originário da Índia passou por várias melhorias até chegar ao que temos hoje. Após um longo processo burocrático, cultural e financeiro, a chita passou a ser produzida também no Brasil. A produção do tecido no país o barateou, e muito, tornando populares as peças confeccionadas com o material, transformando-o, assim, em um dos ícones da identidade nacional. 


Em 1944 era aberta em Contagem , cidade na região metropolitana de Belo Horizonte , a Estamparia S.A. , que é uma das poucas empresas que ainda produz chita , mas apenas 100 mil a 150 mil metros por mês , o que corresponde a 5% de sua produção mensal de tecidos.


No final da década de 1950 , a Fiação e Tecelagem São José começou a fazer testes para fabricar tecidos , entre os quais a chita , com largura maior.

 A essa nova chita , mais larga , deu-se o nome de chitão, que “só deu certo e foi divulgado na década de 1960 , quando todo mundo começou a fazer também” recorda-se Oziris Cimino , diretor comercial da Fiação e Tecelagem São José.



Atualmente é mais usado em festas populares, como a festa junina, mas vem sendo valorizado também na decoração, principalmente como referência estética. De tempos em tempos, ganha espaço em passarelas, galerias de arte, vitrines e palcos, quando estilistas, artistas plásticos, designers e outros criadores redescobrem estas estampas e as incorporam a suas produções.






Hoje, o que caracteriza o chitão são as dimensões e as cores de suas estampas florais. Se alguém fizer essa estampa sobre outro suporte que não seja morim, certamente a referência do novo tecido será “estampa de chitão”.

É isso, meus amores!

Abreijos!!!!!

21 comentários:


  1. Olá, querida Fátima
    Gosto demais da chita e fui agorinha, depois de ler o seu post, fotografar a colcha que está em minha cama para postar no blog e fazer referência aos seu post... Magnífico!!!
    Havia quem dissesse, no passado, que era de "pobre" e, hoje, pagamos horrores por algo assim... feliz de mim que as faço!!! Meu forte é aproveitar retalhos assim florais e tênues são os meus preferidos... com algum contraste de um tom só fica um encanto o trabalho...
    Valeu a pena ter passado por aqui!!! Obrigada pro compartilhar essa formosura...
    Ganhei de uma amiga a colcha que te disse acima e, assim que fizer o post, te falo...
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber mais sobre a Chita, eu acho muito bonita.
    Bjs
    Emanuella

    ResponderExcluir
  3. ADOREI A POSTAGEM, COLEGA FÁTIMA!
    ESTÁ BEM INFORMATIVA, COLORIDA E BEM EXPLICADINHA. PARABÉNS!
    MINHA MÃE DIZIA QUE USAVA VESTIDINHO DE CHITA QUANDO CRIANÇA... JAMAIS IMAGINEI COMO SERIA O TECIDO, NEM FAZIA CONTA DE TODA A SUA HISTÓRIA!
    SHOW DE BOLA "FESSÔRA!" ADOEI APRENDER!
    TENHA UMA LINDA NOVA SEMANA, MOÇA! :)

    ResponderExcluir
  4. Muito bom aprender com você amiga, adorei a postagem bem didática...Bjs...

    ResponderExcluir
  5. OLÁ QUERIDA MARIA DE FÁTIMA!
    PASSANDO PARA ESPIAR TUA POSTAGEM E AMEI!
    PARABÉNS PELA ORGANIZAÇÃO DO BLOG E OBRIGADA PELA COMPANHIA PRECIOSA EM NOSSO GRUPO!
    TENHA UMA NOITE ABENÇOADA E UMA SEMANA MUITO PRODUTIVA!
    BEIJOCAS!

    ResponderExcluir
  6. Nossaaaa, que legal nós vamos virar quase um Google com tantas informações! rsrsrs
    Estou arquivando tudo no pc para depois montar um livro. Ficou show querida a sua postagem. Parabéns amei.
    Bjos no coração!

    ResponderExcluir
  7. Olá!!! E não sabia da história da chita.Gostei muito da tua postagem.Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Fatinha amei seu artigo sobre chita , tenho duas mesas enormes daquela que chamavam atigamente de coloniais , então....cansada de envernizar (porque cada pingo dágua ou algo quente manchava 0, resolvi colar uma chita , ficaram lindas o povo que vem aqui se admira da minha coragem hehe como moro em chácara , achei lindas diariamente coloco um plastico , mas quando quero impressionar arrumo as mesas com toda a alegria da chita , pois impemeabilizei com cola e verniz , um dia posto no blog , bjos amo teu cantinho

    ResponderExcluir
  9. Amiga, gostei demais desta sua postagem. Amo a chita e suas cores fortes e lindas, que encantam em tantos trabalhos... parabéns! Bjinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  10. Oi minha flor!!
    Passando no seu cantinho para deixar bjinho!!!!

    ResponderExcluir
  11. Adorei saber sobre um tecido tão alegre e que decora muitas de nossas casas.bjs

    ResponderExcluir
  12. Adorei essa postagem sobre um tecido tão alegre,e que decora muitas peças em nossas casas.bjs
    http://dicasdepintura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Fátima querida! Obrigada pelo carinho! Estive ausente do blog por motivos pessoais e estou retornando esta semana... Adorei conhecer mais sobre a chita!Uma abençoada semana!
    Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. passando pra te fazer uma visita.adorei o blog.beijos
    http://chique-debonita.blogspot.com
    http://artesanatodeluxo.blogspot.com
    http://brecho-princesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá vim através do Agenda dos blogs.Parabéns pelos seus trabalhos lindos.já estou te seguindo..Te convido a conhecer meu blog http://ingridmimos.blogspot.com.br Tenha uma Ótima semana..Bjssss

    ResponderExcluir
  16. Olá ! Panos e art também é cultura ! Adoro a chita e acho super brasileira... Lembra o sertão, festas do divino, bumba - meu - boi, etc...
    O banquinho azul com a chita também azul ficou a coisa mais linda !
    Olha, eu te vi no SIGA - ME e já estou te seguindo ... Pode me seguir também ? Bj.

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia a unica coisa que eu sei é que anos atras era um tecido com o preço bem baixo usado apenas pelos menos desfavorecidos e que hoje é super valorizado!
    seguindo encantada com seu blog! te peço que se puder siga meu cantinho também beijo!

    http://kelly-club.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Fafa...que saudades de vc lindona, to voltando agora das ferias, ja estava meio deprimida longe de todas vcs,rsrsr (adoro).
    Eu e a Analaice estamos realizando um sorteio de uns mimos e eu faço questão de sua presença lá.
    http://raiosdealegria.blogspot.com.br/2013/03/participe-do-sorteio-da-amizade.html

    Gostei muito de saber um pouco mais sobre esse trabalho com chita, Obrigada amiga por tudo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. PASSEANDO POR AI DESCOBRI SEU CANTINHO ACHEI TUDO LINDO POR AQUI E COM MUITO CAPRICHO PARABÉNS JÁ ESTOU DE SEGUINDO..FICARIA FELIZ SE VC ME VISITAR EM MEU BLOG E ME SEGUISSE TAMBÉM GOSTARIA DE TER EM MEU BLOG MAIS COLEGAS ARTESÃ..PRA GENTE COMPARTILHAR MAIS TRABALHOS ETAL FICO NO AGUARDO DE SUA PRESENÇA!!!MEU BLOG É
    http://carmemevearts.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, vi seu blog na lista do blog “Siga-me” vim conhecer e já estou te seguindo, vem seguir o meu também.
    Meu blog é:
    http://pequenofalcao.blogspot.com.br/
    Abraços queridos!

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI A SUA MARCA... COMENTE!!!