15 de ago de 2013

Plano de Ensino 2013.2

Plano de Ensino 2013.2

FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS 
FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS 
CURSO DE PEDAGOGIA 

PLANO DE ENSINO

IDENTIFICAÇÃO:

CURSO: Pedagogia
DISCIPLINA: Educação, linguagens e Tecnologias
PROFESSORA: Maria de Fátima de Amorim
PERÍODO LETIVO: 2013
SEMESTRE: 2     TURMA: 2°     CARGA HORÁRIA: 40 h/a

  2. EMENTA:
Definição de Informática e de Multimídia. Apresentação de hipertexto/hipermídia. Componentes básicos e classificação de sistemas de informação educacionais. Hipertextos na Educação. Autoria plataformas para multimídia, ferramentas de desenvolvimento. Áudio, textos, imagens, gráficos, vídeos e animações. Conceito, estrutura e vantagens de hiperhistórias didático-metodológicas. Projeto e construção de ensino, linguagens e tecnologias para Educação. 

 3 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES GERAIS:

- Ler, interpretar e apresentar suas ideias
- Utilizar-se das tecnologias como recurso que possibilitam práticas pedagógicas inovadoras
- Usar as Tecnologias da Informação e da Comunicação com propriedade
- Apresentar propostas inovadoras de ensino e aprendizagem
- Formar redes colaborativas do conhecimento

 4. OBJETIVOS GERAIS: 

 • Desenvolver competências e habilidades necessárias para utilização de novas tecnologias como ferramenta estratégica de promoção da aprendizagem.
 • Construir uma visão geral sobre os conceitos básicos que fundamentam a aplicação da informática como ferramenta inovadora no ensino e na aprendizagem de conteúdos socialmente construídos.
.  Planejar, construir e utilizar recursos que devem favorecer o processo de ensino e aprendizagem

 5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

 I UNIDADE 

• História da Informática
• Evolução do código WEB
• Sistema de Informações e inovação Tecnológica .
• Hardware e Software .
• TICs na educação no Brasil .
• Sistema de Informações Educacionais
• Informática e multimídia
 
 II UNIDADE

• Hipertexto/hipermídia
• Hipertextos na Educação
• Áudio, textos, imagens, gráficos, vídeos e animações
• Conceito, estrutura e vantagens de hiperhistórias didático-metodológicas
• Projeto de ensino, linguagens e tecnologias para educação
  - As redes Sociais a favor da aprendizagem
  - Twitter para ensinar literatura

 III UNIDADE 

• Oficinas:
  - Blog em Blogger
  - Produção de vídeo com movie Maker
  - Produção de hipertexto com Power Point
• A internet
- Jogos educativos

 6. RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES (HORIZONTAL E VERTICAL): 

 Relação Interdisciplinar no semestre: 

• História da Educação
• Filosofia da Educação
• Soci9ologia da Educação

 Relação Interdisciplinar no curso: 

• Língua Portuguesa
• Matemática
• História
• Antropologia Cultural
• Metodologia Científica
• Didática
• Planejamento e as Práticas do 4° Período
 
7. METODOLOGIA: 

• Aula expositiva dialogada
• Desenvolvimento de Seminários
• Interações em ambientes colaborativos on-line
• Desenvolvimento de oficinas
• Realização de pesquisa nos site de busca para investigar os recursos tecnológicos disponibilizados para as atividades de ensino, a sua aplicação e contribuição pedagógica

 8. SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 

 A avaliação das atividades será efetuada de acordo com a legislação vigente e as normas estabelecidas pela IES. As atividades desenvolvidas se constituirão os instrumentos de avaliação, além de:

 Presença efetiva nas aulas;
 Comprometimento com realizações de leituras e fundamentação teórica pertinente ao componente curricular;;
 Postura de investigação ao longo de todas as atividades desenvolvidas
 Qualidade na produção escrita;
 Sensibilidade e esforço para cumprir as tarefas solicitadas;
 Qualidade da apresentação dos materiais;

 A aprovação do aluno em Educação, Linguagens e Informática, dar-se-á mediante o cumprimento das atividades avaliativas e média final igual ou superior a 7,0 (sete)

 9. BIBLIOGRAFIA: 

 9.1 BÁSICA 

MORAES, Raquel de Almeida. Informática na educação. Rio de Janeiro : DP&A, 2005.

CARNEIRO, Raquel. Informática na educação: representações sociais do cotidiano. São Paulo : Cortez, 2002.

TEDESCO, Juan Carlos. Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo : Cortez, 2008.

9.2 COMPLEMENTAR

BABIN, P. and M-F. Kouloumdjian (1989) Os novos modos de compreender: a geração audiovisual e do computador. Edições Paulinas : São Paulo, 2010.

FANTIN, M; RIVOTELLA, P.C. Crianças na era digitaldesafios da comunicação e da educação. In Revista Estudos Universitários. Sorocaba, v.36, n.1 jun. 2010 (pp89-104)

PRETTO, N. D. L. (1999). Politicas públicas educacionais: dos materiais didáticos as multimídeas. Reunião Anual da AANPED'99, Caxambu/MG, ANPEd.

Infância e Cibercultura: como educar a geração que já nasceu no mundo digital. Revista Pátio Educação infantil. Ano IX. Jul/Set 2011. Número 28.

28 comentários:

  1. Para mim está tudo ok assim, sei que todo esforço será válido posteriormente para o melhor aprendizado e assim consequentemente serei uma profissional melhor.

    ResponderExcluir
  2. sim,existe uma total coerência entre os conteúdos a serem explorados durante a disciplina, pois o mundo moderno exige do profissional, atualização periódica para repassar aos alunos todas as informações necessárias para o processo de aprendizagem. xerâo!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. com certeza esta tudo com coerência para a nossa informação na disciplina xero

    ResponderExcluir
  4. esta sim coerente, texto bem elaborado mostrando total domínio do conteúdo que nos será repassado ao longo do semestre, será com certeza muito na nossa vida acadêmica e profissional.....ABREIJOS

    ResponderExcluir
  5. Encontrei muita coerência entre os textos apresentados, pois não nos apresenta qualquer dúvida sobre os conteúdos que será estudado por nós. São conteúdos bem específicos e dinâmicos, nos capacitará tanto no nosso mundo acadêmico quanto no nosso futuro como profissionais.

    ResponderExcluir
  6. Está bem coerente todo o conteúdo que será exposto e dinamizado ao decorrer desse período!!!
    Está tudo bem informado!!

    ResponderExcluir
  7. coerência total pois tudo funciona como uma teia de aranha interligando pontos e fazendo pontes a cerca do que estamos vendo tudo atua em conjunto......

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Allana, Ana Karla, Iama dos Santos, Jullyanna Amorim, Joseane, Josivania, Silvania, Vagner e Kátia!!!! Obrigada, pelos comentários. Lembrem-se de imprimir o Plano de Ensino e levar na próxima quinta feira, 22.08.

    Abreijos

    ResponderExcluir
  9. Está coerente a EMENTA, OBJETIVOS E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO.

    ResponderExcluir
  10. Todo o conteúdo da ementa tem coerência,e está tudo nos conforme.

    ResponderExcluir
  11. Olá professora, concordo com todos os itens da ementa, com certeza os mesmos serão de grande valia nesse processo de ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  12. o contéudo esta todo coerente ajudando na aprendizagem dos alunos

    ResponderExcluir
  13. Acredito que todos os itens estão coerentes e com certeza nos beneficiaram no processo de aprendizagem acadêmica e profissional.

    ResponderExcluir
  14. sim está totalmente coerente e de acordo com as normas.

    ResponderExcluir
  15. O texto apresentado é de uma coerência impar, permitindo uma melhor absorção do conteúdo, fazendo que nos preparemos tanto na vida acadêmica quanto profissional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Helena, Jhenniffer, Cidcley e Wanaiza.

      Abraços

      Excluir
  16. Estão coerente... e já da pra aprofundar o assunto em casa mesmo ^^

    ResponderExcluir
  17. está coerente,e certamente teremos bom êxito no decorrer do período espero superar minhas dificuldades.
    um abraço.

    ResponderExcluir
  18. mesmo com atrazo ,estou passando para barabenizar pelo plano de curso e a forma cujo o mesmo foi elaborado

    ResponderExcluir
  19. Obrigada, Iara oliveira e Francisca Paula!

    Abraços!!!

    Edna Ruana, Francisco Paulino, Francivaldo, Oliolanda e Vivian não comentaram.

    Fiquemos com Deus.

    ResponderExcluir
  20. concordo plenamente e sim a uma total coerência !!!!

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI A SUA MARCA... COMENTE!!!