13 de ago de 2014

Brincar na Matemática: contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon

Olá, meus amores!


Estava desenvolvendo uma pesquisa hoje pela manhã e deparei-me com uma produção de Flávia Roldan Viana e Francisco Edisom Eugenio de Sousa sobre "VAMOS BRINCAR? AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON PARA O USO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA" publicado nos Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática – ISSN 2178-034X que aconteceu em Curitiba – Paraná no período de 18 a 21 de julho de 2013.

Resumo 

Discussões acerca da importância do brincar para o desenvolvimento infantil tem ocupado espaço considerável no âmbito dos debates acadêmicos e neles estão presentes as discussões teóricas trazidas por Piaget, Vigotsky e Wallon. O objetivo do trabalho é trazer uma discussão acerca das contribuições teóricas desses autores para o uso dos jogos no ensino da Matemática. Ao considerar esse recurso como desencadeador de aprendizagem, pelo qual a criança poderá construir o seu próprio conhecimento, buscou-se um diálogo entre os teóricos estudados e a prática de sala de aula. Trata-se de uma pesquisa teórica de cunho bibliográfico. Pudemos concluir com a pesquisa que a inserção dos jogos nos espaços escolares vem acontecendo de modo progressivo e isso exige de nós professores um estudo contínuo sobre as teorias que fundamentam a importância das brincadeiras e jogos na vida da criança e destes como uso pedagógico, o que não acontece de forma simples. 

Palavras Chave: Teorias da Aprendizagem; Jogos; Ensino de Matemática. 

Recomendo aos estudantes de Práticas da Matemática na Educação Infantil e a quem interessar a leitura. 

                                                               Felicidades e abreijos.

Um comentário:

  1. Boa noite,
    Não conseguimos acessar o link citado, teria algum outro que também dê acesso a esse conteúdo?

    Att,
    Thais

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