21 de ago. de 2013

Twitter

Bom dia, meus amores!!!

Sobre o TWITTER, veja o que escreveu Bráulio Tavares, escritor e compositor.


Me preveniram que é um máximo de 140 caracteres, mas não disseram se é com ou sem espaços, o que é uma grave lacuna em internetês. Mesmo assim, creio que essa limitação estilística não passa de uma “contrainte” para despertar nossa esperteza e precisão. O carvão comprimido numa super-prensa esmigalha-se sobre si mesmo e produz densas moléculas de diamante. Algo semelhante ocorre à linguagem quando comprime seus leques de significado num bloco compacto, auto-suficiente, completo em si mesmo. O Twitter foi inventado para dar aos fãs de alguém um flash eloquente, instantâneo, do que aquela pessoa está fazendo neste momento.



“Ora,”, direis, “mas a essência do Twitter é o acompanhamento, o toque que se recebe e nos dá a pista sobre os passos da pessoa”. Ou seja: é a interatividade que conta, o rastreamento, a possibilidade de fotografar à vida alheia como num Big Brother à distância. Mas – agora sou eu quem diz – de nada adiantaria isso se a gente não soubesse comprimir o essencial no obrigatório, o Todo numa fôrma. Produzir a frase exata no tamanho certo é arte do sonetista, do poeta do hai-kai, do telegrafista,do publicitário, do redator de manchetes. A veiculação, embora importante, foge à esfera do fato criador em si, pertence, se é mesmo o caso, à “estética da recepção”.

Há outras sutilezas a considerar. Quando falamos de um limite, falamos de um máximo. Um limite não atrai, apenas bloqueia. Se dizemos um máximo de 140 caracteres, não significa que cada trecho deva se esforçar para atingir esta marca. Trata-se de uma opção estética. Ritmo também conta. E ritmo se cria jogando com extensões, dosando repetições, variando intervalos. É como beber água: o copo estabelece um limite de volume, mas o que servimos e bebemos varia de acordo com nossa sede. 


E, convenhamos, 140 caracteres dá pra dizer um monte de coisas. Grandes citações literárias cabem nesse limite aparentemente exíguo. Quem o estabeleceu provavelmente estava pensando numa relação com bytes de memória, mas não importa. O limite encontrado é um copo cuja água pode matar variadas sedes. “Mundo, mundo, vasto mundo... Se eu me chamasse Raimundo, seria uma rima, não seria uma solução.” “A vida é uma história contada por um idiota, cheia de som e de fúria, e significando nada”. “Que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure”. “Eu canto porque o instante existe, e a minha vida está completa. Não sou alegre nem triste; sou poeta”. “O poeta é um fingidor; finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente”. 

O Twitter pode servir como uma agenda em movimento, um rastreamento do cotidiano. Mas nessa dimensão escolhida pelos programadores cabem grandes verdades, grandes momentos de poesia ou de filosofia popular. É como um buraco de fechadura deste tamanhinho, pelo qual a vista pode alcançar o mundo inteiro.


18 comentários:

  1. É interessante este universo twitteiro, utilizo hoje com pouca frequência o twitter, mas o vejo como uma ferramenta importante de informação, mesmo com 140 caracteres, porém eles se bem aproveitados há muito o que dizer, além de podermos divulgar ao mesmo tempo em outras redes sociais, como facebook.

    ResponderExcluir
  2. não uso twitter, mas segundo o texto deve-se ter cuidado quanto o seu uso, pois são disponíveis 140 caracteres,que dependendo do que se quer expressar pode ajudar ou aniquilar a vida da pessoa comentada,pois a informação se espalha muito rápido e com uma proporção incrível.

    ResponderExcluir
  3. Também não uso o twitter, mas como toda rede social que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos, deve-se ter muito cuidado ao colocar postagens e ao fazer comentários. É muito importante saber usar esse meio de comunicação!

    ResponderExcluir
  4. não uso o twitter mas acho bem interessante a velocidade que é postada as novidades do mundo todo

    ResponderExcluir
  5. não uso twitter, não acho interessante, pois fazem dele um diário exagerado expondo intimidades que ninguém quer saber. uma lastima para algo que foi criado com intuito de levar conhecimentos sobre a vida dos famosos.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. nao uso twitter pois nos leva a redes sociais que podem nos prejudicar

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho Twitter, mais nem uso, às vezes eu nem lembro que tenho um, só que eu acho que é uma rede social cuja a exposição da vida pessoal é maior, mais levando em consideração as outras redes sociais com Facebook, Instagran, WhatsApp, dentre outras a exposição é a mesma, vai variar de cada um o que posta ou não. Hoje em dia as pessoas gostam de expor a vida de mais, é este o problema, acredito que não as redes sociais em si ;)

    ResponderExcluir
  9. tenho twitter mas não uso, pois acho que muitas pessoas postam coisas que não tem nada a acrescentar

    ResponderExcluir
  10. Gosto do twitter pq sempre converso com os artistas que gosto e eles me seguem e sempre tem coisas interessantes por la

    ResponderExcluir
  11. Ana Karla, Iama dos Santos, Jenneffan, Joseane, Josivânia, Leila Fernandes, Silvania, Vagner e Wandkátia, tarefa cumprida.

    Parabéns!

    Até logo mais.

    Abreijos

    ResponderExcluir
  12. professora, não tinha nenhum vínculo com as redes sociais, meu primeiro contato é esse blog. mas acredito que é preciso muita cautela para lidar com qualquer uma, inclusive o twitter.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Não tenho twitter, pois não acho muito interessante essa rede social. Concordo o texto, é sempre necessário ter cuidado com o que postamos nas redes sociais.

    ResponderExcluir
  15. Não tenho twitter, pois também não acho essa rede social muito interessante.

    ResponderExcluir
  16. Não gosto de Twitter, e não acho interessante essa rede social.Porque nas maioria das vezes postam o que estão fazendo no momento.

    ResponderExcluir
  17. Não tenho Twitter, também não acho interessante essa rede social. Mas para vocês que o usam, devem tomar muito cuidado no que vocês postam.

    ResponderExcluir
  18. Não tenho twitter, mais estou muito ansioso para criar o meu!

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI A SUA MARCA... COMENTE!!!