6 de out. de 2012

Blogs na Educação



Falar sobre o uso de novas tecnologias, informática educativa e sobre o aprendizado através de ambientes virtuais é cada vez mais comum. Em alguns casos tornou-se modismo a utilização destes termos, quando na verdade está longe de vermos na prática a real aplicação destas ferramentas.

O avanço da informática foi e continua acontecendo em grandes proporções, entretanto a educação e alguns profissionais da área não acompanharam na mesma velocidade essa evolução tecnológica. O professor que não é um expert em "tecnolês" dispõe de ferramentas gratuitas que sem conhecimentos de informática, mas com uma ideia bacana em mente e uma boa redação pode produzir conteúdos de grande relevância.
O blog é um exemplo destas ferramentas tecnológicas gratuitas. Popularmente também chamado de diário virtual, é um espaço onde o blogueiro publica textos próprios, imagens, compartilha vídeos, sons e os divulga para seus pares. O blog atualmente
 perdeu um pouco do "ibope" por causa da avalanche das redes sociais, mas nem por isso perdeu seu mérito.

Existem ótimos exemplos de instituições de ensino e de professores que usam e abusam dos blogs e são ótimas referências na contribuição de temas e assuntos referentes à educação. A própria página do Ministério da Cultura é um blog feito no WordPress.
Criar um blog é uma tarefa fácil, não exige muitos conhecimentos sobre computação e a grande sacada para que seu blog não seja mais um entre os milhares na grande rede é que você não deve escrever para si próprio, mas para seus potenciais seguidores.

Bem... isso já é assunto para outro post...

Para fechar o baú finalizo dizendo que o blog é uma ferramenta versátil e bastante útil para a educação de crianças e jovens. Bem acho que voltei ao início do post... mas mais do que proferir um discurso pró tecnologia, temos que vestir a camisa da educação, planejar, conhecer nossa instituição de ensino e nosso público para depois escolhermos que tecnologia utilizar, como, quando, em que situação, para quem.... e assim por diante.
Vamos tentar?

2 comentários:

  1. essa aula de Fátima esta sendo um execício de paciência, mais esta sendo super legal, a hora passou que nem percebi.

    Como a prof. diz

    ABREIJOS....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É VERDADE, FERNANDA KELLY!!! RSRS
      É FÁCIL AMAR ESSAS AULAS!!! A TURMA É ENCANTADORA E REALMENTE A HORA PARECE PASSAR NUM PISCAR DE OLHOS!!!
      DEUS TE ABENÇOE!

      ABREIJOS

      Excluir

DEIXE AQUI A SUA MARCA... COMENTE!!!